O Município

Dom Inocêncio é um município brasileiro do estado do Piauí localizado a uma latitude 09º00’08” sul e a uma longitude 41º58’25” oeste. É considerado um dos maiores municípios em extensão territorial do estado do Piauí ocupando uma área proporcional a 1,6% do Estado do Piauí e 0.0474% do território nacional. De acordo com o último censo de 2010 do IBGE a população atual é estimada em cerca de 9.376 habitantes. Dom Inocêncio foi desmembrado de São Raimundo Nonato em 7 de Junho de 1988. É uma das poucas cidades do Território da Serra da Capivara com estrutura urbana planejada. O acesso à cidade se dá pelas vias: BR 020 e PI 144.

 

280px-Piaui_Municip_DomInocencio.svg

 

Aspectos Culturais

O município é referência nacional como “Terra dos Sanfoneiros”, devido ao grande número de artistas da sanfona provindos do município. Economicamente, a cidade tem como atividade principal a caprinovinocultura, que é a criação de ovinos e caprinos, segmento que lhe concedeu também o título de “Terra do bode”. O município tem como tradição as festas do padroeiro, Sagrado Coração de Jesus, no mês de Junho e Julho o que movimenta a cidade nesse mês que também se comemora as festividades juninas.  Três comunidades quilombolas fazem parte do território inocentino que também é caracterizado pela culinária peculiar nordestina que carrega em seus pratos a carne de bode, a buchada e o sarapatel.

Economia

Predomina na região, as atividades voltadas ao setor primário e terciário, compreendendo aí as atividades relacionadas a agricultura, que no município se dá basicamente pela produção sazonal de feijão, milho, melancia e abóbora, e também pela prestação de serviços. Como a maior parte dos 16 municípios da microrregião de São Raimundo Nonato, Dom Inocêncio não possui polo industrial.  Segundo dados do IBGE de 2010, o município produz anualmente um Produto Interno Bruto que gira em torno de R$ 30.633,00, gerando assim uma renda per capita anual de R$ 3.304,19.

Geografia

Localiza-se no Território de Desenvolvimento da Serra da Capivara, sudoeste piauiense tido como o município de maior extensão territorial dessa região e fazendo fronteira com os municípios de São João do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira, Lagoa do Barro do Piauí, Coronel José Dias, Casa Nova-BA e Remanso-BA.

As unidades geológicas presentes no município de Dom Inocêncio pertencem às coberturas sedimentares e ao embasamento cristalino. As rochas sedimentares ocupam cerca de 15% da área total.

Dentre as formas de relevo presentes na região, destacam-se principalmente as superfícies tabulares reelaboradas, relevo plano ou acidentado com altitudes variando de 150 a 300 metros; superfícies tabulares cimeiras, com relevo plano, grandes mesas recortadas e superfícies onduladas de relevo movimentado; encostas e prolongamentos residuais de chapadas, compreendendo desníveis e encostas mais acentuadas de vales e acentuadas elevações.

Com grandes ladeiras e encostas o relevo urbano é bastante acidentado, o que é muito comum na região dos altos vales da fronteira do Piauí com a Bahia.

Aspectos Sociais

Demografia e IDH

A população é equivalente a um contingente de 9.376 habitantes (Censo 2010), sendo quase 80% desse total residente na zona rural do município. Dentro dos parâmetros utilizados para o calculo do índice de desenvolvimento humano, a melhor medida do município esta relacionada à longevidade de 0,756.  Atualmente o município apresenta um IDH de 0,549, o que de acordo com a Organização das Nações Unidas ainda o classifica como um município de baixo desenvolvimento humano. O quadro de desenvolvimento populacional do município é bem instável, o que se evidencia nos dados levantados pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas do Estado do Piauí. De acordo com essa entidade, após apresentar um acentuado aumento populacional entre 2000 e 2007 o município sofreu um grande déficit no seu número de habitantes já no ano de 2010.

Clima

O clima é caracteristicamente semiárido quente e com chuvas de verão. A precipitação pluviométrica média anual é definida pelo Regime Equatorial Continental, com chuvas anuais em torno de 500 mm, que se distribuem ao longo do trimestre janeiro-fevereiro-março.

A temperatura média anual é de 28 °C. O mês mais seco é agosto, quando a precipitação cai para 0 mm, por outro, julho é o mês que também se registra as menores temperaturas, com mínimas inferiores a 20°C. Estando inserido na mesorregião climática dos semiáridos piauiense, o município se situa sobre uma das regiões mais áridas do estado, classificada como Semi-Árida segundo os níveis de umidade relativa. Essa faixa climática caracterizada pelas acentuadas características de aridez concentra-se sobre parte do sudeste piauiense, norte baiano e oeste pernambucano.